

MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL
EMENTA DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Metodologia científica e planejamento de pesquisa
Creditos:12
Ementa:
A disciplina abordará os temas: Ciência e conhecimento científico. Pesquisa e método científico. Elementos do método científico. Identificação de temas de pesquisa e entendimento científico de um problema. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Etapas da Pesquisa Científica. Construção lógica do trabalho científico. Processo de pesquisa, levantamento e caracterização de informações. Integração do conhecimento teórico e prático. Tecnologia como aplicação do conhecimento científico. Planejamento experimental. Componentes de um Projeto de Pesquisa. Publicações Científicas e Redação Científica. Durante a disciplina se estimulará a apresentação dos projetos de pesquisa de cada aluno, onde são explicitadas a justificativa da temática e as perguntas da investigação pretendida. Os projetos serão apresentados e debatidos entre alunos e professores, visando seu aperfeiçoamento e detalhamento.
Ciência ambiental
Creditos:12
Ementa:
Caracterização dos diferentes ambientes da Terra e os seus fatores condicionantes em diversas escalas de tempo e espaço, quanto às suas estruturas, interações e dinâmicas. Indicação das principais ações humanas sobre a natureza ao longo do tempo e de suas consequências ao equilíbrio ambiental. Interação de componentes físicos, bióticos e antrópicos em sistemas ambientais. Estudos de variáveis ambientais, suas variabilidades e inter-relações. Principais indicadores ambientais referentes à conservação e ao manejo dos ambientes. Capacitação dos alunos através de apresentações, levantamentos bibliográficos e leituras críticas.
Tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade
Creditos:12
Ementa:
Crescimento demofórico (crescimento populacional e tecnológico), emergência da questão ambiental e a evolução do debate mundial sobre o meio ambiente. Desenvolvimento e meio ambiente, contradições e convergências: propostas tecnológicas. Apresentação e discussão dos rumos que vêm sendo tomados pela ciência e pela tecnologia para o desenvolvimento sustentável. Aplicação de conhecimento científico no desenvolvimento de técnicas para a proposição de soluções ambientalmente sustentáveis. Atenuação de impactos do uso do espaço biofísico, necessidade de conservação dos recursos hídricos e edáficos, bem como a gestão do risco. Tecnologias para a prevenção e minimização de impactos ambientais: perspectivas e avanços. Proposição de tecnologias para a solução de problemas ambientais.
Seminários em Ciência e Tecnologia Ambiental
Creditos: 2
Ementa: Esta atividade tem por objetivo oferecer ao discente uma visão interdisciplinar de pesquisas na área de Ciência e Tecnologia Ambiental, abordando temas atuais e relevantes para complementação da formação acadêmica do aluno. Para tanto, serão convidados a apresentar e expor resultados de estudos os pesquisadores de outros centros e programas de pós-graduação, e também pesquisadores da casa.
Estágio de Docência (obrigatória apenas para bolsistas CAPES)
A disciplina de Estágio de Docência é obrigatória para bolsistas CAPES, e é regulamentada pela resolução ConSEPE Nº 75 ,que destacamos:
Art. 4º As seguintes atividades acadêmicas poderão ser desenvolvidas pelo aluno no Estágio de Docência:
I- contribuir na elaboração do plano de curso e/ou de aula;
II- preparar aulas teóricas e/ou práticas;
III- ministrar aulas teóricas e/ou práticas, com o máximo de 30% da carga horária total da disciplina;
IV- corrigir exercícios e/ou provas e
V- acompanhar as avaliações de aprendizagem.
- Consultar o menu NORMAS E FORMULÁRIOS para informações sobre o procedimento de matrícula em Estágio de Docência.
Disciplinas optativas
Métodos para tratamento de dados ambientais
Creditos:12
Ementa:
Tratamento e análise estatística de dados; Análise de séries temporais; Representação dos sistemas ambientais em sistemas de informação geográfica (SIG); Técnicas de análises espaciais; Modelagem da dinâmica ambiental; Estudos de casos e aplicação.
Poluição ambiental
Creditos:12
Ementa:
Comportamento das espécies químicas nos compartimentos ambientais: ar, água, solo e sedimento e suas interações com os ecossistemas; Interações entre os compartimentos ambientais; Fontes de poluição e principais poluentes e contaminantes; Dispersão de poluentes e contaminantes (causas e consequências); Capacidade ambiental de autodepuração de poluentes. Estudos de casos que aplicam os conhecimentos adquiridos no curso.
Monitoramento ambiental
Creditos:12
Ementa:
Conceitos e procedimentos de monitoramento. Escolha de parâmetros a serem monitorados. Técnicas de monitoramento associadas aos fatores e impactos ambientais. Processo de coleta de amostras e dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais (rede de monitoramento). Monitoramento e qualidade das águas. Monitoramento da atmosfera e qualidade do ar. Monitoramento da qualidade do solo. Monitoramento de componentes do meio biótico – fauna e flora. Estudos de casos.
O clima nos sistemas ambientais
Creditos:12
Ementa:
Componentes do sistema Terra e relação com o clima. Mudanças climáticas (naturais, antropogênicas). Sistemas dinâmicos atmosféricos e sua influência nas atividades humanas. Vulnerabilidade climática. Impacto das megacidades na qualidade do ar e no clima. Processo de investigação de inter-relações entre clima e variáveis ambientais.
Tópicos avançados em ciência e tecnologia ambiental
Creditos:12
Ementa:
Disciplina com ementa variável e oferecida de acordo com a demanda dos alunos. Devendo incluir estudos de casos com trabalho de campo para diagnóstico e propostas de soluções.
Reciclagem e ambiente
Creditos:12
Ementa:
A modernização e a reciclagem. Mercado da reciclagem. Análise de ciclo de vida dos processos e produtos. Degradação dos materiais. Principais tipos de materiais recicláveis. Separação e contaminação. Tecnologias de reciclagem e reprocessamento de materiais. Aspectos energéticos e humanitários da reciclagem. Políticas de gerenciamento de resíduos.
Recuperação ambiental
Creditos:12
Ementa:
Conceituação; Principais fatores à degradação ambiental; Tecnologias avançadas para a recuperação de áreas degradadas. Remediação e readequação de sistemas aquáticos e terrestres. Contaminação e remediação ambiental: conceitos e princípios. Contaminação de solo e água e passivos ambientais. Níveis de recuperação, e Etapas de recuperação: Manejo e conservação de áreas recuperadas. Escalas de abordagem (local, paisagens, regional, bacias hidrográficas).
Biotransformação de materiais e resíduos orgânicos
Creditos:12
Ementa:
Classes de materiais e resíduos orgânicos e toxicidade. Identificação de compostos poluentes do solo, ar e água. Materiais e resíduos biodegradáveis e recalcitrantes. Tipos e mecanismos de biodegradação. Fatores que interferem na biodegradabilidade. Compósitos biodegradáveis. Métodos e normas de avaliação da biodegradação. Aspectos de ecotoxicidade na biodegradação de polímeros e poluentes.
Tecnologias avançadas no tratamento de efluentes
Creditos:12
Ementa:
Caracterização e tratamento de efluentes. Sistemas e processos físicos e químicos. Processos oxidativos avançados. Poluentes emergentes e recalcitrantes. Processos aplicados aos diferentes setores industriais, devido à fontes de poluição pontuais e difusas.
Solicitação de matrícula em disciplinas via portal do aluno (ingressantes e veteranos) -
10 a 20/04/2017
Consultar o site da PROPG